O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Libertação: 22 de Outubro de 2011

Devolução à natureza de 1 flamingo (Phoenicopterus roseus)
Salinas de Faro, Faro


No início de Setembro, como foi referido aqui, deu entrada no RIAS o primeiro exemplar de flamingo. Apesar de não apresentar nenhum tipo de lesão que comprometesse o seu movimento natural, verificou-se que o animal não voava.

Deste modo o animal foi colocado numa câmara de recuperação e, após melhorar a sua condição física, foi transferido para uma câmara no exterior, onde pôde treinar o voo.

Ao verificar que o flamingo voava naturalmente, os técnicos procederam à sua libertação. De forma a ser facilmente identificado durante a sua permanência em Portugal, a ave foi marcada com tinta inerte de cor azul, que acabará por sair naturalmente com o tempo.





Sendo a primeira vez que um flamingo ingressou no RIAS, a nossa equipa técnica foi auxiliada por técnicos do Jardim Zoológico de Lisboa e do Zoo de Lourosa através da partilha de conhecimentos e experiências que permitiram a correcta manipulação e alimentação deste animal. Agradecemos de uma forma especial a todos os envolvidos neste processo! Muito obrigado!

Sem comentários: