O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

RIAS no Festival de Observação de Aves 2011


De 30 de Setembro a 2 de Outubro irá decorrer em Sagres a 2ª edição do Festival de Observação de Aves, organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo em parceria com a Associação Almargem e a SPEA.

O RIAS dinamiza duas actividades, sendo elas a devolução de uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) (info) e o mini-workshop "Oficina de Educação Ambiental: conhecer os animais de perto" (info).

A devolução à natureza de uma ave recuperada no centro é o culminar de um processo de recuperação muitas vezes moroso, sendo então momentos privilegiados para o contacto com as populações locais de modo a dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos centros de recuperação de fauna selvagem e também as espécies que ocorrem no nosso território.

"Ver para Aprender" é o lema base deste workshop, composto por uma breve palestra sobre o RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa, e por uma oficina de educação ambiental, em que os participantes poderão ver de perto material biológico como penas de abutre-preto ou egagrópilas de coruja-das-torres ou identificar as adaptações de cada espécie para as suas diferentes dietas, entre muitos outros. Deste modo, através de uma maior interacção e dinamismo, será possível aprender um pouco mais sobre a Conservação e Recuperação da Fauna Portuguesa.


Venha visitar-nos em Sagres!!!

Sem comentários: