O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Libertação: 14 de Setembro de 2011

Devolução à natureza de 1 osga-comum (Tarentola mauritanica)
Quinta de Marim, Olhão
Após ter sido acidentalmente capturada numa armadilha de cola para ratos, uma osga-comum deu entrada no RIAS no dia 13 de Setembro.
 
 
Apesar de não apresentar nenhum tipo de lesão, a equipa veterinária do centro teve de a libertar da armadilha e proceder à limpeza da pele, uma vez que a zona ventral se encontrava coberta de cola. Depois de se proceder à sua limpeza verificou-se que as patas não aderiam às estruturas o que impedia a natural deslocação do animal. Face a estes sinais clínicos, decidiu-se acomodar a osga numa caixa até à recuperação da aderência das patas.
 
 
No dia seguinte verificou-se que o animal já se deslocava normalmente, procedendo-se imediatamente à sua libertação, que contou com a presença dos dois voluntários mais jovens no centro.



Sem comentários: