O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Libertação: 4 de Agosto de 2011

Devolução à Natureza de 2 Cegonhas-brancas (Ciconia ciconia)
Ria de Alvor - Mexilhoeira Grande - Portimão


       

Ambos os animais foram recolhidos em Portimão e entregues no RIAS pelos particulares que os encontraram.

Uma das cegonhas encontrava-se bastante debilitada e molhada, pois foi recolhida dentro de um rio. O processo de recuperação deste animal consistiu em descanso, hidratação, alimentação própria para esta espécie e treinos de voo juntamente com outras cegonhas.




A outra cegonha foi recolhida após ter colidido com um edifício. Encontrava-se bastante desidratada e com extensos hematomas nas asas. O seu processo de recuperação consistiu em fluidoterapia e tratamento dos hematomas, tendo sido transferida mais tarde para uma câmara de recuperação exterior onde exercitou o voo juntamente com outros indivíduos da mesma espécie.




Esta acção foi desenvolvida em colaboração com a associação "A Rocha - Associação Cristã de Estudo e Defesa do Ambiente" a quem desde já agradecemos. Estiveram presentes membros da associação "A Rocha", elementos da Equipa SEPNA/GNR de Portimão, representantes da Câmara Municipal de Portimão e outros particulares.


Os dois animais foram baptizados de "Turka" e "Moisés" pelos particulares que as libertaram.

video

Sem comentários: