O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Libertação: 16 de Agosto de 2011

Devolução à Natureza de 1 Noitibó-de-nuca-vermelha (Caprimulgus ruficollis)
Moncarapacho, Olhão


No dia 13 de Agosto, um juvenil de noitibó-de-nuca-vermelha (clica no nome para mais informações sobre esta espécie) foi recolhido em Portimão na via pública por um particular e contactou o SEPNA que fez a entrega no RIAS no dia 15 de Agosto.

O animal deu entrada no centro com suspeita de colisão com uma estrutura, uma vez que apresentava o bico ligeiramente assimétrico e um pequeno hematoma na cabeça. Uma vez que, segundo a equipa veterinária, a ave estava em boas condições físicas e conseguia voar e que os sinais clínicos apresentados não eram considerados significativos na sobrevivência na natureza procedeu-se então à sua libertação.

Visto que se trata de uma ave com hábitos nocturnos, a sua libertação foi realizada às 22:00h pelos técnicos do centro e baptizado de "Abreu, o naughty boy".



Sem comentários: