O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Libertação: 10 de Agosto de 2011

Devolução à Natureza de 1 Camaleão (Chamaeleo chamaeleon) e de 1 Andorinha-dáurica (Cecropis daurica)
Quinta de Marim, Olhão


A andorinha, ainda cria e após cair do ninho, foi recolhida por um particular em Albufeira e entregue no RIAS pelo SEPNA no dia 27 de Julho. O camaleão foi recolhido em Olhão e entregue no centro por particulares no dia 9 de Agosto de 2011.

Após exame clínico verificou-se que ambos os animais não apresentavam qualquer tipo de lesão.
Assim, o processo de recuperação da andorinha consistiu em alimentação adequada e regular, hidratação. Após o crescimento da plumagem procedeu-se à realização de treinos de vôo de forma a desenvolver a sua estrutura muscular. No caso do camaleão, o seu processo de recuperação consistiu apenas em hidratação.

Após se verificar que ambos os animais se encontravam nas melhores condições físicas procedeu-se então à sua libertação. A libertação do camaleão decorreu na presença de um grupo de crianças cuja visita foi organizada pela empresa de turismo da natureza Lands. A andorinha foi libertada por técnicos voluntários do centro e baptizada de "Magalhanes".
   




  video

Sem comentários: