O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Libertação: 13 de Julho de 2011

Devolução à natureza de 2 Galeirões (Fulica atra)
Quinta de Marim, Olhão

No passado dia 13 de Julho, o RIAS devolveu à natureza dois Galeirões que se encontravam em recuperação no centro.

Ambas as aves foram recolhidas nos arredores de Faro por técnicos do RIAS, que os trouxeram até ao centro de recuperação. Apresentavam sintomas compatíveis com Botulismo, o que levou a que o seu tratamento consistisse em fluidoterapia e ingestão de carvão activo de modo a eliminar a intoxicação. Posteriormente foram colocados numa câmara de recuperação com espaço suficiente para se exercitarem com mais facilidade. Quando se encontravam totalmente recuperados, procedeu-se à sua devolução à natureza.

Foram devolvidos numa lagoa na Quinta de Marim, local propício para a sua espécie, com alimento e espaço suficiente para a sua sobrevivência. Foram então baptizados de "Punhal " e "Facadas".


video

Sem comentários: