O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Libertação: 01 de Junho de 2011

Devolução à natureza de 1 Gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
Olhão

A convite da Câmara Municipal de Olhão e na sequência da 7ª Semana da Criança e Ambiente, o RIAS devolveu à natureza uma Gaivota-de-patas-amarelas até então em recuperação no centro.

Este animal ingressou no centro por ter ficado preso numa linha de pesca, o que lhe provocou vários ferimentos em ambas as patas e asas.

O processo de recuperação consistiu na limpeza e desinfecção das feridas, até à total cicatrização, descanso e alimentação adequada à espécie. Posteriormente, foi colocada numa câmara de voo exterior onde lhe foi permitido realizar pequenos treinos de voo e estar em contacto com animais da mesma espécie.

Foi devolvido à natureza por alunos da Escola EB1 da Cavalinha, que a baptizaram com o mesmo nome da sua escola.




video

Anteriormente à devolução da ave, o RIAS realizou uma pequena explicação que consistiu em dar a conhecer aos presentes (cerca de 150 crianças e professores) todo o trabalho e importância do Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, bem como algumas características destes animais.

A equipa do RIAS gostaria de agradecer a todas as entidades responsáveis o convite para esta actividade!

Sem comentários: