O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Libertação: 10 de Maio de 2011

Devolução à Natureza de 3 Cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa)
Quinta de Marim, Olhão



O RIAS devolveu à Natureza 3 Cágados-mediterrânicos que se encontravam em recuperação no nosso centro.

Um dos cágados foi encontrado por um particular na rebentação das ondas na praia de Armação de Pêra. Uma vez que se trata de uma espécie que habita zonas de água doce, foi recolhido e reencaminhado para o RIAS para um breve exame clínico antes da sua libertação num local apropriado. Por apresentar um grau de desidratação bastante elevado, devido à água do mar, foi necessário rehidratá-lo.

O segundo cágado foi também encontrado por um particular em Faro que o recolheu e o entregou no centro. Este animal encontrava-se em mau estado e apresentava lesões na carapaça compatíveis com atropelamento. O processo de recuperação consistiu na redução das fracturas da carapaça e desinfecção das lesões.

O terceiro cágado, uma fêmea grávida, foi encontrado por um particular que o recolheu e entregou no RIAS por este se encontrar a atravessar um caminho de terra batida. Este tipo de animais geralmente procura locais secos para realizar a postura nesta altura do ano, sendo por isso frequentemente encontrados distantes do seu habitat natural.








video

1 comentário:

Diogo disse...

Agradeçemos pelos cágados.Principalmente o que foi encontrado em Armação de Pêra, ficamos a conhecer a diferença entre os cágados e as tartarugas marinhas :)
Continuação de um Excelente trabalho.