O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Gaivota libertada pelo RIAS vista na Holanda!

No dia 8 de Dezembro de 2010 a equipa SEPNA de Albufeira entregou uma Gaivota-d´asa-escura no nosso centro de recuperação. A ave encontrava-se bastante debilitada.

O processo de reabilitação consistiu em fluidoterapia, alimentação adequada e treinos de voo.

Depois do processo de recuperação esta gaivota foi libertada no dia 30 de Dezembro de 2010, na Quinta de Marim em Olhão. Antes da sua libertação, o animal foi marcado com uma anilha metálica e com uma anilha PVC de cor preta com a inscrição F006.


Após 106 dias sem ser observada, esta gaivota foi vista no dia 14 de Abril de 2011 em Texel, uma ilha na costa norte Holandesa. Uma vez que a informação deste projecto se encontra na internet e no nosso blog o observador enviou-nos um email com a informação relativa a esta observação.
 
Esta gaivota percorreu pelo menos 2030 Km em linha recta, mas a distância que esta realmente percorreu certamente ultrapassa este valor.




Sem comentários: