O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sábado, 2 de abril de 2011

Libertação: 1 de Abril de 2011

Libertação de 2 águias-calçada (Aquila pennata)

11h Quinta de Marim - Olhão - Parque Natural da Ria Formosa

Este animal foi recolhido em Moncarapacho e entregue no RIAS por um particular, em Outubro de 2010. Apresentava uma fractura na asa esquerda provocada por tiro/disparo.



Radiografia da águia-calçada proveniente de Moncarapacho onde se detecta a presença de cerca de 7 chumbos, para além da fractura na asa esquerda.


O longo processo de recuperação deste animal consistiu inicialmente em imobilização da asa e descanso e posteriormente fisioterapia e treinos de voo e caça.



Esta devolução à natureza foi precedida de uma palestra sobre o trabalho do RIAS e sobre a biologia e ecologia da águia-calçada, que decorreu nas instalações do RIAS, integrada numa visita de estudo de alunos da escola EB 2/3 Eng. Nuno Mergulhão (Portimão).



Foto: Luis Forra/Lusa




Nesta devolução estiveram presentes técnicos do RIAS, particulares, alunos e professores da escola EB 2/3 Eng. Nuno Mergulhão (Portimão) que baptizaram a águia de "Leonor".




16h Paderne - Albufeira


Este animal foi recolhido em Paderne no final de Outubro de 2010 e foi entregue no RIAS pela equipa SEPNA/GNR de Albufeira. Apresentava uma fractura da asa direita, também provocada por tiro/disparo. O seu processo de recuperação consistiu em imobilização da asa, alimentação adequada, fisioterapia e treinos de voo e caça.


Esta libertação foi precedida de uma palestra sobre o trabalho do RIAS e sobre a biologia e ecologia da águia-calçada, que decorreu nas instalações da escola EB2 de Paderne.




A organização desta acção teve a excelente colaboração da equipa SEPNA/GNR de Albufeira a quem agradecemos o apoio.




A esta devolução assistiram elementos da equipa SEPNA/GNR de Albufeira, técnicos do RIAS e alunos e professores da escola EB2 de Paderne que baptizaram a águia de "Algibre".

2 comentários:

Carla Ferreira disse...

Ah grande Mauro! Parabéns pela estreia nas sessões de educação ambiental! :)

Luciano FM disse...

Agradeço a escolha da nossa escola para a libertação da águia-calçada. Poder participar nessas actividades é simplesmente emocionamte. Podem contar com nosso apoio e divulgação das actividades do RIAS.
Luciano FM Nunes