O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Chegou a Primavera ao RIAS

Nos últimos dias, e como é habitual nesta altura do ano, têm ingressado no RIAS várias crias de inúmeras espécies.



Assim sendo, gostariamos de deixar algumas sugestões:


1) As crias de algumas espécies podem parecer abandonadas e no entanto os progenitores continuam a alimentar e a protegê-las. Se encontrou uma cria certifique-se de que precisa de ajuda observando-a à distância;

2) Evite ao máximo o stress associado à sua recolha e transporte. Use um pano ou toalha para cobrir o animal colocando-o de preferência numa caixa de cartão com orifícios;

3) Transporte o animal o mais rápido possível para as entidades competentes (Centros de Recuperação, SEPNA-GNR, etc);

4) Cada espécie tem características nutricionais e de acomodação específicas e que têm de ser respeitadas para que a sua reabilitação tenha sucesso. Não tente criar estes animais em casa.

5) Evite alimentar as crias. Leite,pão e ovo podem causar desidratação e diarreias graves. Caso não possa entregar o animal no mesmo dia, ligue para o Centro de Recuperação mais próximo.






Gostaríamos ainda de relembrar que poderá ajudar o RIAS de várias formas:


1) Acções de voluntariado;

2) Apadrinhamento de animais em recuperação;

3) Cedência de materiais;

4) Divulgação do trabalho desenvolvido no RIAS.





Para mais informações:


rias.aldeia@gmail.com

Telemóvel: 917 659 313

Sem comentários: