O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Libertação: 15 de Março de 2011

Libertação de um peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus) e de um bufo-real (Bubo bubo)
Azenhas de Mértola

No passado dia 15 de Março foram devolvidos à natureza dois animais recuperados no RIAS que ingressaram devido a cativeiro ilegal.


O peneireiro-vulgar foi capturado enquanto cria e mantido em cativeiro ilegal. Após uma denúncia foi apreendido pelas autoridades e encaminhado para o RIAS pelos vigilantes da natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana. O processo de recuperação deste animal consistiu em mantê-lo em contacto com outros indivíduos da mesma espécie, no sentido de recuperar os instintos naturais, fez também treinos de voo e caça.


Nesta libertação estiveram presentes alunos e professores da escola EB 2,3 ES de São Sebastião de Mértola e um representante do Parque Natural do Vale do Guadiana (ICNB). O peneireiro foi baptizado de "Tomás do Guadiana".


video


O bufo-real foi recolhido pelo SEPNA de Moura nesta localidade e entregue no RIAS por técnicos do Parque Natural do Vale do Guadiana. Esta rapina nocturna encontrava-se em cativeiro ilegal na casa de um particular e, como tal, o seu processo de recuperação consistiu também em socialização com outros animais, evitando ao máximo o contacto com os técnicos do centro. Foi também sujeito a treinos de voo e caça encontrando-se neste momento apto para ser devolvido à natureza.


Esta devolução foi precedida de uma palestra em sala sobre o trabalho do RIAS e sobre a biologia e ecologia do bufo-real nas instalações da ALSUD.


A esta devolução assistiram alunos e professores da escola profissional ALSUD e alguns particulares.

video


Este bufo-real foi baptizado de "Cinda Papoila" e "Achmed".

Estas acções foram desenvolvidas em colaboração com o Parque Natural do Vale do Guadiana (ICNB) a quem desde já agradecemos o apoio na organização.

Sem comentários: