O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Libertação: 19 de Fevereiro de 2011

Libertação de 3 Gaivotas-de-asa-escura (Larus fuscus)
Quinta do Marim, Olhão

No passado dia 19 de Fevereiro, sexta-feira, foram devolvidas à natureza 3 Gaivotas-de-asa-escura que se encontravam em recuperação.


Estas três aves, um adulto proveniente de Faro e dois juvenis provenientes de Olhão, foram encaminhadas para o RIAS por intermédio de particulares e do SEPNA-GNR de Faro. Duas destas gaivotas ingressaram no centro com traumas de origem desconhecida e a outra com sinais de debilidade e desnutrição. O seu processo de recuperação passou pelo tratamento das lesões e por uma alimentação adequada. Numa fase posterior foram colocadas numa câmara de recuperação exterior onde estiveram em contacto com animais da mesma espécie e onde realizaram treinos de voo.



No momento de devolução à natureza destes animais estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre as quais alunos e professores que se encontravam a participar numa actividade organizada pela Ecoteca de Olhão, técnicos, estagiários e voluntários do RIAS. Estas aves foram baptizadas pelos alunos de 'Mukao', 'Dexter' e 'Eva' .

Sem comentários: