O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Libertação: 5 de Janeiro de 2011

Libertação de 1 Gaivota-de-cabeça-preta (Larus melanocephalus)
Quinta de Marim, Olhão

No passado dia 5 de Janeiro, o RIAS realizou a primeira libertação de 2011 ao devolver à Natureza uma Gaivota-de-cabeça-preta (Larus melanocephalus).

Este animal foi encontrado na ria junto à Quinta de Marim por um particular, que posteriormente conctactou os técnicos do RIAS. Após a sua recolha, a ave foi sujeita a um exame clínico, de onde se concluíu que esta se encontrava débil e desorientada, provavelmente devido às condições climatéricas. A ave foi mantida no internamento do centro de forma a obter algum descanço e alimentação. Dois dias depois e já com algumas forças recuperadas, foi transferida para uma das câmaras de recuperação, de modo a exercitar um pouco o seu voo.

Após a total recuperação foi devolvida à Natureza pelos técnicos que a recolheram.


Sem comentários: