O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Libertação: 26 de Janeiro de 2011

Libertação de 1 Mergulhão-pequeno (Tachybaptus ruficollis)
Quinta de Marim, Olhão

Esta quarta-feira o RIAS devolveu à Natureza um Mergulhão-pequeno (Tachybaptus ruficollis) que se encontrava em recuperação no centro.

Esta ave foi encontrada na Quinta de Marim por dois particulares que a recolheram e entregaram na portaria do parque natural.

Durante o exame clínico não foram observadas quaisquer lesões pelo que a debilidade poderá ter sido a causa de ingresso mais provável, especialmente numa altura em que as condições climatéricas não eram favoráveis.

O processo de recuperação consistiu em descanço e alimentação adequada a esta espécie, até à total recuperação das forças e posteriormente foi realizado um teste de impermeabilização no sentido de apurar se este animal estaria apto ao meio aquático.


Foi devolvido à Natureza por técnicos do RIAS e alguns voluntários que o baptizaram de Oompa-Loompa.


video

1 comentário:

A. disse...

Olá =)

Foi entregue no dia das eleições?