O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

RIAS no France 5

No passado dia 29, o RIAS recebeu uma equipa de reportagem do Programa "Echappées Belles", produzido por "Bo Travail" e que será emitido no France 5 (channel 5).
Esta equipa francesa captou imagens de vários locais e tarefas do centro, tendo como objectivo divulgar o trabalho desenvolvido no RIAS como uma entidade de elevada importância na região algarvia.
Todas as filmagens foram realizadas tendo em conta a necessidade de mínima perturbação aos animais em recuperação.

Esta equipa de reportagem teve também a oportunidade de filmar a devolução à Natureza de uma gaivota-de-patas amarelas (Larus michahellis) que ingressou no RIAS por se encontrar muito debilitada e desnutrida e que se encontrava já pronta para ser libertada.
A ave foi libertada por um voluntário do RIAS na presença de vários técnicos do centro e elementos da equipa de reportagem e da empresa Formosamar (responsável pelo contacto entre o canal de televisão e o RIAS).


domingo, 29 de agosto de 2010

1º ECEV: 28 de Agosto de 2010


A equipa do RIAS teve o prazer de organizar o 1º Encontro de CEV´s (Colaboradores, Estagiários e Voluntários) deste centro, no dia 28 de Agosto, na Quinta de Marim - Olhão.

Passado mais de um ano da chegada da ALDEIA ao centro, e após 11 meses do início oficial da sua gestão por esta associação, muitas foram as pessoas que se disponibilizaram e aceitaram as várias propostas para colaborar neste projecto mais abrangente, ambicioso e exigente que é o RIAS, colaboradores esses a quem voltamos desde já a agradecer todo o apoio prestado!

Deste modo, como forma de comemoração por todo o trabalho efectuado até à data e agradecimento por todo o auxílio, a equipa base do RIAS propõs o encontro de todos quantos contribuíram para os seus melhoramentos e crescimento.


07h00 – Encontro na entrada da Quinta de Marim (para Saída de Aves)
07h30 – Saída de campo para observação de aves, na Quinta de Marim e salinas adjacentes

Durante esta saída foram observadas 51 espécies (
lista de espécies disponível brevemente).



10h30 – Libertação de aves recuperadas (frente do RIAS): 2 peneireiros-vulgares (Falco tinnunculus)

Estas aves, juvenis, foram encontradas no centro de Olhão, após terem caído do ninho. Foram recolhidas e entregues no RIAS por particulares e Vigilantes da Natureza. O processo de recuperação destas aves consistiu em alimentação, crescimento da plumagem de voo, contacto com outros peneireiros e treinos de voo e caça de presa viva. O momento de devolução à Natureza contou com a presença de vários CEV's do RIAS e do responsável pela recolha de uma das aves e seus familiares. Estes peneireiros foram baptizados de "Peneiras" e "Escravo".




11h00 – Visita ao RIAS e breve momento de voluntariado :)



12h30 – Almoço partilhado no parque de merendas da Quinta de Marim



14h30 – Jogos tradicionais, momento de relax/sesta e convívio



21h00 – Jantar no restaurante
Vista Formosa” (frente à Quinta de Marim)
16h30 - Mergulho na "Praia dos tesos" - Fuzeta


23h00 - Apresentação de fotografias e avaliação dos trabalhos realizados



A Equipa do RIAS agradece imenso a todos os CEV's que participaram neste encontro e a todos quantos colaboraram e colaboram com o RIAS!!

sábado, 28 de agosto de 2010

Voluntariado: 27 de Agosto de 2010

O RIAS vem por este meio agradecer aos 3 voluntários Thijs, Valter e José o excelente trabalho que fizeram no desmatamento do túnel de voo.


Esta estrutura encontra-se em remodelação e será ainda necessário a angariação/aquisição de material (redes metálicas e de sombra, entre outros) e muito auxílio para que se encontre concluída aquando o ingresso de grifos ou outras aves de grande porte.

Libertação: 27 de Agosto de 2010


Libertação de um camaleão-comum (Chamaeleo chamaeleon) e de um cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa)
17h00 - Quinta de Marim, PNRF, Quelfes

O camaleão foi recolhido na Quinta de Marim por um dos seguranças, por se encontrar numa zona de passagem de veículos. Foi entregue pelo próprio no RIAS. Não apresentava qualquer lesão pelo que foi rapidamente devolvido à Natureza num local adequado e seguro por voluntários do RIAS.

video

O cágado encontrava-se num lago de jardim de um particular, em Quelfes, há cerca de dois meses. Foi entregue no RIAS pelo próprio. Não apresentava qualquer lesão pelo que foi igualmente devolvido à Natureza num local adequado e seguro por voluntários do RIAS.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Libertação: 26 de Agosto de 2010

Libertação de um camaleão-comum (Chamaeleo chamaeleon)
15h30 - Quinta de Marim, PNRF, Quelfes

Este animal foi recolhido nas Gambelas (Faro) por um particular, por se encontrar numa estrada muito movimentada. Foi entregue pelo próprio no RIAS. Não apresentava qualquer lesão pelo que foi rapidamente devolvido à Natureza num local adequado e seguro por voluntários do RIAS.


video

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Libertação: 25 de Agosto de 2010

Libertação de um pato-real (Anas platyrhynchos)

18h30 - Quinta de Marim

Esta ave foi entregue no RIAS por se encontrar muito debilitada e doente. O processo de recuperação consistiu em medicação, alimentação e treinos de voo.


Este pato foi devolvido à Natureza na presença de técnicos e voluntários do RIAS que o baptizaram de "Pitododia".


video

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cientistas ao Palco - 24 de Setembro de 2010


Os investigadores de Portugal estão a preparar-lhe um dia diferente: dia 24 de Setembro de 2010 haverá “Cientistas ao Palco”, na Noite Europeia dos Investigadores!

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia e da comunidade científica que ocorre simultaneamente por toda a Europa – 32 países, 200 cidades!!

O objectivo é aproximar a população em geral da comunidade científica e desmistificar o papel dos investigadores através de inúmeras actividades: teatro, banda de cientistas, actividades “mãos na massa”, actividades desportivas, speed-dating” com cientistas, Science Café e muitas outras.

Em Portugal o evento acontece em 4 cidades: Porto, Coimbra, Lisboa e Olhão. Em Olhão, o evento realiza-se no Ria Shopping e os organizadores são o CRIA-Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve e a empresa Natura Algarve.

O RIAS associa-se a esta iniciativa! Veja o programa em www.cientistasaopalco.com.

Venha aprender e divertir-se! Contamos com a sua presença!

Libertação: 21 de Agosto de 2010

Libertação de uma garça-boieira (Bubulcus ibis)
11h00 - Quinta de Marim

Esta ave foi entregue no RIAS a 19 de Junho, pela equipa do SEPNA de Portimão. Foi recolhida em Lagos e apresentava lesões compatíveis com abate ilegal a tiro. O processo de recuperação consistiu em tratamento das lesões, alimentação, contacto com outras aves e treinos de voo.


A ave foi devolvida à Natureza na presença de técnicos e um voluntário do RIAS, que a baptizou de Krono.

video

Libertações: 20 de Agosto de 2010


Libertação de 3 cegonhas-brancas (Ciconia ciconia) e um mocho-galego (Athene noctua)


18h00 - Mexilhoeira Grande, Portimão
Sede da Associação "A Rocha - Associação Cristã de Estudo e Defesa do Ambiente" - Cruzinha, Mexilhoeira Grande

Estas 3 aves juvenis foram recolhidas após terem caído do ninho. Foram entregues no RIAS por elementos do SEPNA e Vigilantes da Natureza. O processo de recuperação consistiu em alimentação, crescimento da plumagem de voo, contacto com outras cegonhas e treinos de voo.

O mocho-galego, adulto, foi recolhido em Portimão por um particular. Estava junto de uma estrada pelo que se supõe que terá sido atropelado. Apresentava algum sangue na cavidade oral e encontrava-se muito deprimido. O processo de recuperação consistiu em tratamento da lesão, alimentação, contacto com outros mochos e treinos de voo e caça.


Esta acção foi desenvolvida em colaboração com a associação "A Rocha" e contou com a presença de cerca de 10 pessoas. As cegonhas foram baptizadas de Leila, João e Beatriz e o mocho de Ria.

video

video

Libertação de uma coruja-do-mato (Strix aluco)

20h00 - Paderne, Albufeira

Esta ave foi recolhida em Paderne, ainda cria, por um particular. Foi entregue no RIAS pela equipa SEPNA de Albufeira. Encontrava-se um pouco debilitada e apresentava microftalmia no olho esquerdo, uma anomalia congénita que leva a que o olho seja um pouco mais pequeno do que o normal. O processo de recuperação consistiu alimentação, crescimento da plumagem de voo, contacto com outra coruja e treinos de voo e caça.
Apesar do problema no olho ser permanente, este não impede, de modo algum, a ave de voar e caçar correctamente, já que estes animais usam principalmente a audição para estas actividades, pelo que foi prontamente devolvida ao seu meio natural.

A acção foi realizada na presença da responsável pela recolha da ave, e familiares, que devolveram a ave à natureza e a baptizaram de Lucas.


video

A coordenação do Departamento de Educação Ambiental e Divulgação do RIAS agradece imenso a colaboração nestas acções dos voluntários Thijs e Valter e felicita-os pelo sucesso destas libertações!