O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Libertação: 23 de Março de 2010

Libertação de dois gansos-patola (Morus bassanus)
23 de Março de 2010
Olhão (em mar alto, a 2,5 milhas da costa)

Ambas as aves foram entregues no RIAS por equipas do SEPNA e terão sido recolhidas por se encontrarem extremamente debilitadas. O processo de recuperação consistiu em medicação e alimentação para que readquirissem a condição e peso adequados e manutenção das aves num lago para que pudessem alimentar-se convenientemente, nadar e lavar-se (de modo a tentar garantir a sua impermeabilização).

Esta acção contou com a presença de 7 pessoas (técnicos do RIAS e representante da "King Chamaeleon"), tendo as aves sido baptizadas de "Bino" e "King".

video

Esta libertação foi realizada com a colaboração da empresa "King Chamaeleon", a quem o RIAS agradece imenso o apoio logístico que permitiu libertar estas aves marinhas no local mais adequado: em alto mar.

Libertação: 25 de Março

Libertação de uma coruja-do-mato (Strix aluco)
25 de Março de 2010
Escola Secundária de Carcavelos

PROGRAMA:
·
16h00 Apresentação da iniciativa: Miguel Repas da Associação dos Pais - Palestra sobre a importância da Celebração do Ano da Biodiversidade e do Dia Mundial da Floresta.
. 16h30 Apresentação do RIAS: Hugo Lopes - Palestra sobre a importância dos Centros de Recuperação de Fauna Selvagem
. 16h45 Espaço para perguntas
. 17h00 Encerramento das apresentações pela Escola/Associação dos Pais
Libertação de uma coruja-do-mato.



Esta acção foi realizada em colaboração com a Strix e com a Associação de Pais da Escola Secundária de Carcavelos. Foi inserida na Semana da Ciência, de 22 a 26 de Março, e visou a sensibilização para a conservação da natureza.



Participação do RIAS no Ciclo Bíos Logos (NEBUA-UAlg)


Palestra: Técnicas de treino de voo em Creance para Aves de Rapina em Recuperação
Inserida no "Ciclo Bíos Logos" (Organização: NEBUA)
7 de Abril, 13h00, CP Anf D - Campus de Gambelas - Universidade do Algarve

Entrada livre para qualquer interessado no tema!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Libertação: 20 de Março de 2010

Libertação de uma gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis) e de 3 gaivotas-de-asa-escura (Larus fuscus)
20 de Março de 2010
Quinta de Marim, Olhão




Estas 4 gaivotas ingressaram no RIAS bastante débeis, tendo sido encaminhadas para o centro pelas equipas do SEPNA de Albufeira e Faro. O processo de recuperação destas aves incluiu hidratação, alimentação e treinos de voo. Foram libertadas na presença de alguns dos voluntários e estagiários do RIAS que as baptizaram de "Xia, Mia, Tia e Ramón".

Libertação: 12 de Março de 2010

Libertação de uma garça-boieira (Bubulcus ibis)
12 de Março de 2010
Quinta de Marim, Olhão


(Fotografias de Sara Valente)


Esta pequena garça foi encontrada na Quinta de Marim por um dos voluntários do RIAS e apresentava as penas conspurcadas com uma substância oleosa (provavelmente óleo de cozinha). O tratamento desta ave consistiu numa lavagem, alimentação e treinos de voo. Por se encontrar apta para regressar ao meio natural, foi libertada na presença de alunos da Escola Secundária de Silves e de alunos holandeses em intercâmbio no nosso país, que a baptizaram de "Barbie Mafkees". Esta acção teve a colaboração da empresa Natura Algarve.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Voluntariado RIAS - 27 e 28 de Fevereiro

No passado fim-de-semana (27 e 28 de Fevereiro) decorreu mais uma actividade de voluntariado no RIAS, com o objectivo de dar continuidade à campanha iniciada anteriormente, desta vez com a presença de 9 escuteiros do agrupamento 159 - Portimão (Clã S. Jorge, Equipa Lancelote e Equipa S. Nuno de Santa Maria)

As tarefas realizadas por este grupo consistiram em colocação e arranjo de redes e poleiros nas câmaras de muda exteriores do centro e limpeza de vegetação dentro das câmaras.


O fim-de-semana decorreu muito bem, com os participantes bastante motivados e empenhados, apesar da chuva e vento intensos que se fizeram sentir.

De modo a finalizar a actividade, e também como forma de recompensa para os voluntários, devolvemos à natureza um cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) que foi encontrado durante o fim-de-semana num caminho de terra batida em Olhão. Por não ter lesões e aparentar estar apenas desorientado, libertou-se de imediato na Quinta de Marim, num lago apropriado à espécie. Esta espécie de cágado, autóctone em Portugal, apresenta um estatuto de conservação definido pelo ICNB em 2005 como “Em Perigo”. Os escuteiros presentes baptizaram-no de "Tobias" no momento da libertação.

Poderá consultar mais fotos e informações sobre esta actividade no site do agrupamento.

Participantes:

Márcia João
José Marques
Joana Andrez
Tiago Nascimento
Marta Marques
Miguel Lagartinho
Cláudio Oliveira
Sandra Sousa
Andreia Manuel

A todos, a equipa do RIAS agradece imenso a colaboração!

Libertação: 25 de Fevereiro de 2010

Libertação de um morcego-de-peluche (Miniopterus schreibersii)
25 de Fevereiro de 2010
Quinta de Marim, Olhão




Este pequeno mamífero foi encontrado e recolhido pelos vigilantes da natureza do Parque Natural da Ria Formosa que o encaminharam para o RIAS. Apresentava-se bastante molhado quando chegou ao centro tendo o processo de recuperação envolvido secagem e alimentação.

Este indivíduo tinha sido anilhado em Alte no ano de 2004, sendo esta recaptura um importante registo para o estudo a decorrer.

Por se encontrar bastante activo e apto para ser devolvido à natureza, foi libertado, ao escurecer, na Quinta de Marim, tendo sido baptizado pelos presentes de "Sebastião, o Conde de Contar".