O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Libertação: 10 de Outubro de 2010

Libertação de 1 Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
Portimão

No passado Domingo o RIAS, em colaboração com a Associação Oncológica do Algarve, procedeu à libertação de 1 Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) acção esta inserida na 10ª edição da Mamamaratona que decorreu em Portimão.




Esta ave ingressou no centro bastante debilitada. Após a realização de um exame clínico e raio-x, verificou-se a existência de vários chumbos. O processo de recuperaçao consistiu no tratamento das feridas, alimentação adequada e muda completa de penas que se encontravam bastante danificadas no momento de ingresso. Na fase final da recuperação foram realizados treinos de voo e caça e contacto com outros animais da mesma espécie.

Este animal foi apadrinhado pela Equipa Mahatma Gandhi (C.N.E.) que o baptizaram de Scout. A libertação foi realizada por elementos desta equipa, pelo Presidente da Associação Oncológica do Algarve, pelo participante mais antigo da Mamamaratona e uma representante da Câmara Municipal de Portimão.




O RIAS agradece a excelente colaboração da Associação Oncológica do Algarve que nos permitiu realizar esta acção!

Presentes nesta libertação estiveram também repórters da SIC que fizeram a cobertura desta libertação:
(6:40m)

Sem comentários: