O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Libertação: 2 de Outubro de 2010

Libertação de 2 Peneireiros-vulgares (Falco tinnunculus)
Sagres

No âmbito do Festival de Observação de Aves, que decorreu em Sagres entre 1 e 3 de Outubro e onde o RIAS esteve presente dinamizando um pequeno stand de divulgação, foram libertados 2 Peneireiros-vulgares recuperados neste centro. Os dois animais foram recolhidos por particulares por estarem bastantes debilitados. O processo de recuperação consistiu em alimentação adequada e treinos de voo e caça.
Uma das aves foi libertada pelo Presidente da Câmara de Vila do Bispo e Presidente da Junta de Freguesia de Sagres e a outra foi libertada por um dos voluntários do RIAS tendo sido baptizadas respectivamente de Sagres e Cabo de São Vicente.

2 comentários:

Pedro disse...

A libertação dos peneireiros já está nos BONECOS DE BOLSO
http://bonecosdebolso1.blogspot.com/2010/10/peneireiros.html

RIAS disse...

Olá Pedro!

Muito bom trabalho! Obrigada pelos desenhos :)

Já agora, para ensinar um peneireiro a caçar temos umas instalações preparadas onde colocamos alimento vivo (ratinhos neste caso) e observamos se a ave caça (caso seja possível) ou então vamos controlando o peso do animal para sabermos se ele está a comer.
Só podemos devolver um animal à natureza se tivermos a certeza que ele está apto para se alimentar sozinho.
Até breve e mais uma vez obrigada!
Fábia