O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Libertação de 62 aves recuperadas no RIAS

No próximo domingo, dia 26 de Setembro, irão ser libertadas 62 aves recuperadas no RIAS, provenientes da ETAR de Faro nascente.

Esta acção irá decorrer na Lagoa dos Salgados (Silves) às 11h.


Após algumas semanas de recuperação estes animais foram devidamente marcados com anilhas metálicas e marcas nasais.


Para tal o RIAS contou com a colaboração de David Rodrigues, investigador especializado neste grupo de animais, a quem desde já agradecemos a disponibilidade e simpatia demonstradas.



De um total de 147 animais que ingressaram no centro provenientes do mesmo local, foi-nos possível até hoje recuperar 64, nomeadamente:

  • 22 Patos-reais (Anas platyrhynchos)
  • 27 Frisadas (Anas strepera)
  • 13 Galeirões (Fulica atra)
  • 2 Marrequinhas-comuns (Anas crecca)

Assim sendo, gostaríamos de convidar os padrinhos e madrinhas e todos os interessados a assistirem a esta libertação.


Esta libertação será apoiada pela Junta de Freguesia de Montenegro, que irá ceder o transporte, a quem desde já agradecemos também.

Na recuperação destes animais estiveram envolvidos cerca de 30 voluntários sem os quais seria impossível concluir este processo com sucesso. Muito obrigado a todos!





Para mais informações contacte-nos:
rias.aldeia@gmail.com
927659313

Sem comentários: