O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Libertação: 26 de Setembro de 2010

Libertação de 67 aves - Lagoa dos Salgados, Silves


24 Patos-reais (Anas platyrhynchos)
27 Frisadas (Anas strepera)
15 Galeirões (Fulica atra)
1 Marrequinha-comum (Anas crecca)



Após algumas semanas de recuperação, muita dedicação, quer da nossa equipa quer dos vários voluntários que nos ajudaram, o RIAS devolveu à Natureza as 67 aves provenientes de uma ETAR de Faro.

Antes da sua libertação, foram colocadas marcas nasais e anilhas metálicas para tornar possivel a sua identificação no campo.


Sendo um número tão elevado de animais, tivemos o apoio de alguns membros do Agrupamento de Escuteiros Marítimos 0413 de Ferragudo, que nos ajudaram a capturar os animais e a colocá-los devidamente acondicionados para o transporte.




O transporte dos animais foi possível, graças ao apoio da Junta de Freguesia de Montenegro a quem desde já agradecemos.



Os primeiros animais foram libertados pelos membros da equipa do RIAS que os baptizaram simbolicamente de: Facadas, Patológico, Quilhas e Patanisca.




O RIAS agradece também às várias entidades presentes: Águas do Algarve, Parque Natural da Ria Formosa/ICNB e Junta de Freguesia de Montenegro.



Os restantes animais foram libertados por voluntários do RIAS e por particulares que assistiram a esta acção.

(foto cedida por Hugo Pereira)

Sem comentários: