O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Semana Nacional do Mocho-galego: 1 a 8 de Agosto de 2010


2 de Agosto de 2010 (2ª feira):

Libertação de 2 Mochos-galegos
Atalaia - Lagos

Estas aves foram recolhidas na Atalaia - Lagos por um particular, após terem caído do ninho, e encaminhadas para a equipa do SEPNA de Portimão, que as entregou no RIAS. Neste centro, as aves sofreram o processo de recuperação adequado para crias/juvenis.

Esta acção foi realizada na presença dos responsáveis pela recolha das aves, entre outros. Os mochos foram baptizados de Lapa e Aurélio.
video
3 de Agosto de 2010 (3ª feira):

Libertação de 1 Mocho-galego
Tavira

Esta cria foi encontrada no centro de Tavira, e recolhida e entregue no RIAS pela equipa SEPNA desta cidade. Sofreu todo o processo de recuperação adequado.
Esta acção foi desenvolvida em colaboração com o Centro de Ciência Viva de Tavira. Contou com a presença de vários participantes no workshop "Conhecer os animais de perto!", no referido centro, e elemento do SEPNA de Tavira. A ave foi baptizada de Chico Pintas.

4 de Agosto de 2010 (4ª feira):

Libertação de 1 Mocho-galego
Sede da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Sto. António - Castro Marim

Esta cria foi encontrada na Manta Rota, e recolhida e entregue no RIAS por um particular. Sofreu todo o processo de recuperação adequado.

Esta acção foi desenvolvida em colaboração com a RNSCMeVRSA e contou com a presença de várias crianças do projecto "Férias em Movimento", da Câmara Municipal de Monte Gordo. A ave foi baptizada de Júnior.
video

Libertação de 4 Mochos-galegos
Sta. Casa da Misericórdia de Moncarapacho - Olhão

Estas 4 crias foram encontradas por um particular, após a sua cadela ter transportado um a um para dentro de casa, sem lhes causar qualquer ferimento. As aves foram entregues no RIAS pelo próprio e aqui foram sujeitas a todo o processo de recuperação adequado a crias.
Esta acção foi desenvolvida em colaboração com a Sta. Casa da Misericórdia de Moncarapacho e contou com a presença de cerca de 20 idosos e técnica desta associação. As aves foram baptizadas de Tó Zé, Zé Pedro, Joaquim e Cristina.
5 de Agosto de 2010 (5ª feira):
Libertação de 1 Mocho-galego
Almancil – Loulé
Esta cria foi encontrada por um particular, em Almancil, e entregue no RIAS pela equipa do SEPNA de Loulé. Aqui foi sujeita a todo o processo de recuperação adequado a crias.
Esta acção foi desenvolvida em colaboração com a ASCA e contou com a presença de cerca de 30 idosos e técnicos desta associação. A ave foi devolvida à natureza pelo presidente da ASCA e baptizada de Mochinho.


6 de Agosto de 2010 (6ª feira):

Libertação de 1 Mocho-galego
Quinta de Marim, Quelfes - Olhão
Esta cria foi entregue no RIAS, por um particular, e aqui foi sujeita a todo o processo de recuperação adequado.
Esta acção foi desenvolvida na presença de cerca de 10 escuteiros do agrupamento 205e St-Elzéar de Laval - Montreal (Canadá), após a realização de uma actividade de voluntariado no RIAS.

video

Sem comentários: