O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Libertação: 5 de Agosto de 2010



Libertação de 2 Peneireiros-vulgares (Falco tinnunculus), uma Cegonha-branca (Ciconia ciconia) e um Pato-real (Anas platyrhynchos)
10h00 - Amendoeira Golf Resort, Alcantarilha - Silves
Os peneireiros foram recolhidos ainda cria/juvenil, por particulares (um deles no espaço do Amendoeira Golf Resort), pelo que terão caído do ninho, e foram entregues no RIAS pela equipa SEPNA de Silves. O processo de recuperação consistiu em alimentação, crescimento da plumagem de voo, treinos de voo e caça e contacto com outros peneireiros. A cegonha, juvenil, foi recolhida pela equipa SEPNA de Silves e apresentava-se apenas um pouco debilitada. O processo de recuperação consistiu em alimentação, crescimento da plumagem de voo, treinos de voo e contacto com outras cegonhas. O pato-real, um juvenil apresentava sintomas neurológicos compatíveis com trauma e foi também recolhido no espaço deste campo de golf por um particular. O processo de recuperação consistiu em resolução destes sintomas, alimentação e treinos de voo.



Esta acção foi desenvolvida em colaboração com o Amendoeira Golf Resort, do grupo Oceânico Developments, e contou com a presença de cerca de 10 pessoas, entre as quais vários sócios, o presidente deste espaço e a responsável pela recolha das duas aves. Os peneireiros foram baptizados de Steve e Christopher, a cegonha de Christy e o pequeno pato de Tiago.

Sem comentários: