O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Libertação: 18 de Agosto de 2010

Libertação de dois torcicolos (Jynx torquilla)

10h00 - Almancil, Loulé
Ponto de encontro: Rua do Sado, junto aos lotes 30-31, Quinta do Lago - Almancil

Estas aves foram recolhidas na Quinta do Lago, ainda crias, após o seu ninho ter sido destruído com a queda da palmeira em que se encontrava. Foram recolhidas por particulares no dia 27 de Julho e entregues no RIAS por um técnico do PNRF. Não apresentavam quaisquer lesões, sendo apenas muito jovens ainda. O processo de recuperação consistiu em alimentação periódica, crescimento da plumagem de voo, treinos de voo e verificação da sua capacidade para se alimentarem sozinhas de presas (formigas e outros) vivas.


29 de Julho de 2010

5 de Agosto de 2010

12 de Agosto de 2010

A acção de libertação destas aves contou com a presença dos responsáveis pela sua recolha e de vários técnicos do RIAS. Os torcicolos foram baptizados de Grace e Arthur.


Sem comentários: