O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

domingo, 29 de agosto de 2010

1º ECEV: 28 de Agosto de 2010


A equipa do RIAS teve o prazer de organizar o 1º Encontro de CEV´s (Colaboradores, Estagiários e Voluntários) deste centro, no dia 28 de Agosto, na Quinta de Marim - Olhão.

Passado mais de um ano da chegada da ALDEIA ao centro, e após 11 meses do início oficial da sua gestão por esta associação, muitas foram as pessoas que se disponibilizaram e aceitaram as várias propostas para colaborar neste projecto mais abrangente, ambicioso e exigente que é o RIAS, colaboradores esses a quem voltamos desde já a agradecer todo o apoio prestado!

Deste modo, como forma de comemoração por todo o trabalho efectuado até à data e agradecimento por todo o auxílio, a equipa base do RIAS propõs o encontro de todos quantos contribuíram para os seus melhoramentos e crescimento.


07h00 – Encontro na entrada da Quinta de Marim (para Saída de Aves)
07h30 – Saída de campo para observação de aves, na Quinta de Marim e salinas adjacentes

Durante esta saída foram observadas 51 espécies (
lista de espécies disponível brevemente).



10h30 – Libertação de aves recuperadas (frente do RIAS): 2 peneireiros-vulgares (Falco tinnunculus)

Estas aves, juvenis, foram encontradas no centro de Olhão, após terem caído do ninho. Foram recolhidas e entregues no RIAS por particulares e Vigilantes da Natureza. O processo de recuperação destas aves consistiu em alimentação, crescimento da plumagem de voo, contacto com outros peneireiros e treinos de voo e caça de presa viva. O momento de devolução à Natureza contou com a presença de vários CEV's do RIAS e do responsável pela recolha de uma das aves e seus familiares. Estes peneireiros foram baptizados de "Peneiras" e "Escravo".




11h00 – Visita ao RIAS e breve momento de voluntariado :)



12h30 – Almoço partilhado no parque de merendas da Quinta de Marim



14h30 – Jogos tradicionais, momento de relax/sesta e convívio



21h00 – Jantar no restaurante
Vista Formosa” (frente à Quinta de Marim)
16h30 - Mergulho na "Praia dos tesos" - Fuzeta


23h00 - Apresentação de fotografias e avaliação dos trabalhos realizados



A Equipa do RIAS agradece imenso a todos os CEV's que participaram neste encontro e a todos quantos colaboraram e colaboram com o RIAS!!

1 comentário:

Lívia V. disse...

Que maravilha esse cantinho da Ria Formosa - Quinta de Marim!!! Participei num campo de trabalho internacional, em 2001, aí na Quinta de Marim, onde fizemos a manutenção da Quinta durante 15 dias e foi espectacular!! Bem haja a todos aqueles que amam a Natureza e dão um pouco de si para a preservar todos os dias!!