O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Libertações: 8 de Julho de 2010

Libertação de uma gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis) e de uma cegonha-branca (Ciconia ciconia)
17:30 - Malvada (Faro)

Estes dois animais foram encontrados no centro de Faro por particulares. Foram recolhidos e encaminhados para o RIAS por elementos do SEPNA.

A gaivota-de-patas-amarelas encontrava-se bastante debilitada e desnutrida quando chegou ao RIAS, tendo o processo de recuperação consistido em hidratação, alimentação adequada, treinos de voo e contacto com outros indivíduos da mesma espécie. No momento da sua libertação esta ave foi baptizada de "Holanda".


A cegonha-branca encontrava-se também bastante debilitada e desidratada quando ingressou no RIAS, após ter caído do ninho. O seu processo de recuperação consistiu em hidratação e alimentação adequada, contacto com outras aves da mesma espécie e treinos de voo. No momento da libertação foi baptizada de "Malvada".




Nesta acção estiveram presentes voluntários e técnicos do RIAS.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,
foi esta a cegonha que ajudei a apanhar, juntamente com um agente do Sepna, aqui em Faro?
Tenho pena de não ter podido assistir à libertação da "Malvada"! Obrigada pelo que fizeram.
Cumprimentos,
Susana Figueiras