O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

domingo, 25 de julho de 2010

Libertação: 24 de Julho de 2010


Libertação de uma Andorinha-dos-beirais (Delichon urbicum)

17h00 - Moncarapacho, Olhão

Esta ave, uma cria muito pequena, ingressou no RIAS no 11 de Julho. Foi encontrada, recolhida e entregue no RIAS por um particular, após ter caído do ninho, em Vila Real de Santo António. Não apresentava quaisquer lesões, estando apenas um pouco debilitada, para além de não possuir ainda a plumagem que lhe permitiria voar correctamente. O processo de recuperação consistiu em alimentação periódica e rigorosamente de 1h-1h, crescimento das penas de voo e alcance do peso adequado e treinos de voo.


Fotografia de Valter Teixeira


Fotografia de Valter Teixeira

A ave foi devolvida à Natureza perto de uma colónia de andorinhas-dos-beirais, em Moncarapacho, pela família responsável pela sua recolha. A pequena andorinha foi baptizada de "Dora".


Sem comentários: