O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Libertação: 13 de Julho de 2010

Libertação de uma Águia-calçada (Aquila pennata)
10h30 - Sapal de Venta Moinhos (Sede da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António)

Esta ave ingressou no RIAS em Novembro de 2009, proveniente de Aldeia Nova (VRSA). Foi recolhida e entregue no RIAS por vigilantes da natureza da Reserva Natural de Castro Marim, após ter sido apreendida a um particular. Apresentava pequenas lesões na cera do bico, penas danificadas e desnutrição, compatíveis com o cativeiro ilegal. O processo de recuperação consistiu em tratamento das feridas, alimentação, contacto com outras águias e treinos de voo.

Fotografia de Luís Violante

Fotografia de Luís Violante

Fotografia de Luís Violante

Fotografia de Luís Violante

Fotografia de Valter Teixeira

Fotografia de Luís Violante

Esta acção foi desenvolvida em colaboração com a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e contou com a presença de 30 crianças do Agrupamento de Escolas D. José I (VRSA), e monitores, que se encontravam a participar nas "Férias em Movimento". Estiveram ainda presentes dois vigilantes da natureza e uma técnica desta reserva e uma equipa de reportagem da TVI. A ave foi baptizada com o nome de "Calçadinha".

Veja a reportagem TVI aqui (ao minuto 67:34).

Sem comentários: