O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sábado, 19 de junho de 2010

Libertação: 18 de Junho de 2010

Libertação de 2 cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa)
18 de Junho de 2010
Quelfes - Olhão (Quinta de Marim, PNRF)

Ambos os cágados foram entregues no RIAS por particulares.
Um dos animais foi encontrado num tanque de óleo de automóveis pelo que o processo de recuperação consistiu em lavagem cuidada e exaustiva e alimentação adequada. O 2º animal encontrava-se em cativeiro e estima-se que tivesse já cerca de 50 anos. O processo de recuperação consistiu em alimentação adequada, verificando se se encontrava capaz de se alimentar autonomamente e de nadar correctamente, e contacto com outros cágados.

Estando aptos para serem devolvidos à Natureza, a sua libertação foi realizada num lago da Quinta de Marim na presença de voluntários do centro.

Os animais foram baptizados de Grace, como a voluntária que o libertou e que celebrava o seu aniversário neste dia (Parabéns, Grace!), e de Mª Benedita pelos particulares que recolheram o 2º animal.

video

Sem comentários: