O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sábado, 15 de maio de 2010

Libertações: 14 de Maio de 2010

Libertação de um Peneireiro-cinzento (Elanus caeruleus) e de um Grifo (Gyps fulvus)
14 de Maio de 2010, 6ª feira
Santana de Cambas e Serra da Alcaria Ruiva (Mértola)
Ponto de encontro: 10h00 - Centro Educativo de Santana de Cambas

Esta acção foi desenvolvida em colaboração com o Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG) e com o Centro Educativo de Santana de Cambas.

O peneireiro-cinzento ingressou no RIAS em Janeiro. Foi recolhido pelo SEPNA de Beja e entregue ao PNVG, que o encaminhou para o RIAS. Apresentava lesões e comportamentos compatíveis com cativeiro ilegal, para além de se encontrar muito desnutrido e debilitado. O processo de recuperação consistiu em alimentação, passagem por um processo de muda de penas, contacto com outras aves de rapina e treinos de voo e caça.

A libertação desta ave contou com a presença de cerca de 30 alunos do Centro Educativo de Santana e respectivos professores e foi antecedida por uma breve explicação.

A ave foi baptizada por um dos alunos com o nome de "Xerife".

video


O grifo ingressou no RIAS em Abril e foi também recolhido pelo SEPNA de Beja e entregue ao PNVG, que o encaminhou para o RIAS. Encontrava-se muito desnutrido e debilitado. O processo de recuperação consistiu em alimentação, contacto com outros abutres e treinos de voo.

A libertação desta ave foi realizada na Serra de Alcaria Ruiva na presença de técnicos do PNVG, do PNRF e do RIAS.

A ave foi baptizada com o nome de "Toino Carcaças".

video

2 comentários:

Samuel Duarte disse...

Heya......Olhá Lili e a Bánesça......Parece na Serra :P

Bjs e boa continuação de bom trabalho

talego disse...

Obrigado por me terem deixado soltar o "Toino" =)

Guilherme