O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Libertação: 23 de Abril de 2010

Libertação de uma Gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
11h30 - Quelfes - Olhão (Quinta de Marim, PNRF)


Esta ave foi encontrada por uma particular e entregue pela própria no RIAS para recuperação. Apresentava-se bastante debilitada e doente, tendo o processo de recuperação incluído medicação, alimentação e hidratação, contacto com outros indivíduos da mesma espécie e treinos de voo.

Esta acção foi realizada em parceria com a Natura Algarve, que dinamizou uma visita à Quinta de Marim para cerca de 35 alunos do 1º ciclo, e contou também com a presença de cerca de 15 alunos de uma escola de Olhão onde a senhora responsável pela recolha da ave lecciona.


Antes da libertação, as crianças receberam uma explicação do trabalho desenvolvido no RIAS e informações sobre a espécie a libertar. A ave foi libertada pela professora que a recolheu e baptizada por esta de "Filocarol".

Sem comentários: