O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Voluntariado RIAS - 27 e 28 de Fevereiro

No passado fim-de-semana (27 e 28 de Fevereiro) decorreu mais uma actividade de voluntariado no RIAS, com o objectivo de dar continuidade à campanha iniciada anteriormente, desta vez com a presença de 9 escuteiros do agrupamento 159 - Portimão (Clã S. Jorge, Equipa Lancelote e Equipa S. Nuno de Santa Maria)

As tarefas realizadas por este grupo consistiram em colocação e arranjo de redes e poleiros nas câmaras de muda exteriores do centro e limpeza de vegetação dentro das câmaras.


O fim-de-semana decorreu muito bem, com os participantes bastante motivados e empenhados, apesar da chuva e vento intensos que se fizeram sentir.

De modo a finalizar a actividade, e também como forma de recompensa para os voluntários, devolvemos à natureza um cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) que foi encontrado durante o fim-de-semana num caminho de terra batida em Olhão. Por não ter lesões e aparentar estar apenas desorientado, libertou-se de imediato na Quinta de Marim, num lago apropriado à espécie. Esta espécie de cágado, autóctone em Portugal, apresenta um estatuto de conservação definido pelo ICNB em 2005 como “Em Perigo”. Os escuteiros presentes baptizaram-no de "Tobias" no momento da libertação.

Poderá consultar mais fotos e informações sobre esta actividade no site do agrupamento.

Participantes:

Márcia João
José Marques
Joana Andrez
Tiago Nascimento
Marta Marques
Miguel Lagartinho
Cláudio Oliveira
Sandra Sousa
Andreia Manuel

A todos, a equipa do RIAS agradece imenso a colaboração!

Sem comentários: