O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão. Desde meados de 2009 a sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a ANA-Aeroportos de Portugal, através do Aeroporto de Faro.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Libertação: 30 de Janeiro de 2010

Libertação de um Pato-real (Anas platyrhynchos)
30 de Janeiro de 2010, Sábado
15:00 Lagoa dos Salgados - Armação de Pêra




Esta ave foi recolhida, muito debilitada, por um particular numa avenida em Armação de Pêra, no início de Janeiro deste ano e foi encaminhada para o RIAS pela equipa SEPNA/GNR de Silves. No RIAS o processo de recuperação consistiu em alimentação, contacto com indivíduos da mesma espécie e treinos de voo. Por se encontrar apto para ser devolvido ao meio natural a que pertence, foi libertado na Lagoa dos Salgados, um habitat adequado a esta espécie.

A libertação foi precedida por uma sessão de educação ambiental com o Agrupamento de Escuteiros de Armação de Pêra sobre o trabalho do RIAS e sobre as espécies de patos mais comuns na região.

Nesta acção estiveram presentes cerca de 55 pessoas que baptizaram o pato de "Escuteiro".

1 comentário:

David Carvalho disse...

Boas, folgo em saber que o animal que eu apanhei no dia 2 de Janeiro de 2010, está bem de saúde e em liberdade, agradesso desde já o convite feito pela associação para participar no evento. Muito obrigado
O Vigilante da Natureza
David Carvalho